Onde profissionais e
oportunidades se encontram

Processo Seletivo: Tire suas dúvidas

02/09/2014

Processo Seletivo: Tire suas dúvidas

Porque não fui chamado para a entrevista?

Você que busca um novo emprego ou uma nova oportunidade no mercado de trabalho e o faz de várias formas, seja por jornais impressos, telejornais, sites de empregos, redes sociais ou empresas de recrutamento e seleção. Ao se identificar com o anuncio e as competências exigidas da vaga, se candidata á ela e cria uma expectativa, uma ansiedade esperando que entrem em contato lhe chamando para uma entrevista.
O que algumas vezes os candidatos não sabem é que as RHs realizam a triagem e a seleção de acordo com o perfil encaminhado pela empresa contratante, e após encontrar o candidato que se adeque a todos os requisitos o encaminha para a entrevista com a empresa cliente. Quem escolhe o perfil do candidato é a empresa que irá contrata-lo e não a empresa de recrutamento e seleção.

Mas porque não me escolheram?

Algumas vagas de emprego possuem exigências específicas, detalhes que podem tira-lo do processo seletivo. Essas exigências normalmente não são divulgadas no anuncio. Tais como:

- Já participou do processo: a maioria das empresas possuem em seu banco de dados os candidatos que já participaram em algum momento do processo seletivo em aberto dessa empresa, se for o seu caso, onde já participou do processo isso irá restringir seu currículo da seleção.

- Conhecimento específico: se a vaga é de auxiliar administrativo, onde necessita excel avançado, e o candidato possui apenas o conhecimento básico da ferramenta, isso o desclassificará da vaga.

- Escolaridade: alguns cursos possuem uma grade curricular muito parecida, mas a empresa faz a exigência de um nível de escolaridade que somente um dos cursos possui, como por exemplo, um técnico em administração e um tecnólogo em administração.

- Setores específicos: se a oportunidade é para Auxiliar Administrativo com conhecimentos e domínio em Licitações, os candidatos que possuem conhecimentos em Cobranças não atenderão o perfil solicitado do cliente.

- Vaga ainda em aberto: você já se candidatou há um mês, a vaga ainda continua em aberto e ninguém lhe deu um retorno ou lhe chamou para entrevista. Muitas vezes a vaga é para um setor especifico da empresa, mas deve passar pela analise do RH, da supervisão do setor e muitas vezes será a diretoria que tomará a decisão final. Cada departamento que envolve o cargo em questão irá avaliar o perfil do candidato. Esse processo pode levar algum tempo e em sua maioria, as empresas de recrutamento não possuem o habito de fechar a vaga em seu sistema antes que isso se confirme pelo cliente, pois poderá ocorrer à necessidade de novos candidatos e os mesmos já estarão no sistema.

- Ex-colaborador: muitas vezes as empresas de recrutamento e seleção não irão informar o nome de seu cliente antes da entrevista ser marcada com o candidato (somente se tiver autorização), mas se você for ex-colaborador da empresa com a vaga disponível e a mesma não possuir em sua cultura realizar recontratação, seu currículo já estará desclassificado do processo.

Se você já cadastrou seu currículo, já realizou a entrevista e não foi mais chamado para a vaga que você se candidatou, possivelmente você está entre as situações citadas acima. No entanto seu currículo continua em nossos bancos de dados e será selecionado para uma outra oportunidade onde seu perfil se encaixe com o perfil exigido pela empresa. Por isso é sempre bom manter seu currículo atualizado.

Autora: Diane Pimenta
Psicóloga e Analista de RH da GlobalRH